FWC Group

BLOG

Armazenamento em nuvem e backup em nuvem: é a mesma coisa?

Armazenamento em nuvem e backup em nuvem: é a mesma coisa?

 

Armazenamento em nuvem e backup em nuvem são dois termos, muitas vezes, utilizados de formas similares. No entanto, eles não são a mesma coisa. Entender a diferença entre eles é essencial para que você consiga implementar a melhor estratégia para sua empresa.

 

Se você também ainda tem dificuldade em diferenciar essas duas soluções, não se preocupe. Continue a leitura para descobrir as principais características de cada uma delas!

 

O que é armazenamento em nuvem?

Serviços de armazenamento em nuvem são bons para, armazenar arquivos em um local centralizado. As principais vantagens dessa solução é que você ganha flexibilidade e elasticidade, além de contar com níveis de segurança mais aprimorados.

 

De forma prática, ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem, sua empresa passa a guardar seus dados no disco de terceiros. Assim, você não precisa se preocupar com questões como capacidade de armazenamento, uma vez que você contrata esse recurso conforme demanda.

 

Ou seja, se sua empresa tiver um pico inesperado de cargas de trabalho e aumento de dados a serem armazenados, não há necessidade de se desesperar para fazer cotação, compra e instalação de novos equipamentos. Basta entrar em contato com seu provedor e aumentar a sua capacidade.

 

Se você achou isso interessante, saiba que é apenas uma das vantagens do armazenamento em nuvem. Com essa solução, você pode ganhos surpreendente em produtividade, implementando recursos de forma simples e rápida.

 

Uma vez que todos os seus dados estão centralizados, é possível utilizar, por exemplo, APIs para compartilhar informações entre as mais diferentes aplicações utilizadas pela empresa. Assim, é possível automatizar diversos processos, melhorar os fluxos de trabalho, o que impacta positivamente na produtividade dos colaboradores.

 

Isso tudo sem falar no ganho em flexibilidade. O armazenamento em nuvem, torna seus dados acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de diversos dispositivos, com muita segurança.

 

E o que vem a ser o backup em nuvem?

O foco principal do backup em nuvem é garantir a segurança da informação. De modo simplificado, essa é uma estratégia de replicação de todos os seus dados vitais na nuvem. Assim, caso venha a acontecer algum incidente que comprometa a integridade de seus dados, eles podem ser rapidamente recuperados a partir da cópia de segurança.

 

Realizar o backup na nuvem tem muitas vantagens. Dentre as principais, destaca-se a possibilidade de automatização do processo. Assim, sua empresa não fica dependendo de nenhuma ação humana e não corre o risco de perder dados por esquecimentos ou ações mal-executadas.

 

O backup em nuvem também é mais seguro que o backup tradicional, realizado localmente. Primeiro porque não há o risco de danificação da mídia de armazenamento. Os provedores de backup em nuvem trabalham com redundância de servidores, o que garante a recuperação de seus dados mesmo se um equipamento vier a falhar. Segundo que, por estar armazenado em uma localidade externa à empresa, os dados encontram-se protegidos mesmo em caso de desastres.

 

Finalmente, o backup em nuvem é uma ótima estratégia para redução de custos. Com essa solução, sua empresa não precisa se preocupar com a compra de unidades físicas para realização do backup, muito menos destinar equipes para realizar esse procedimento diariamente.

 

Armazenamento em nuvem ou backup em nuvem: qual dos dois utilizar?

Como você pode perceber, armazenamento em nuvem e backup em nuvem são serviços diferentes, que servem a diferentes finalidades.

 

O armazenamento em nuvem é a solução ideal para garantir a produtividade, escalabilidade e a flexibilidade nas empresas. Assim, podemos afirmar que esse tipo de serviço é um dos ingredientes principais para aumentar a competitividade das empresas modernas.

 

Da mesma forma, o backup em nuvem é essencial para garantir a segurança da informação e a continuidade dos negócios.

 

Assim, tanto o armazenamento em nuvem quanto o backup em nuvem são soluções que devem ser incorporadas nas empresas, a fim de garantir bom funcionamento das operações.

 

Vale lembrar que para garantir todos os benefícios que esses serviços podem oferecer é indispensável escolher um provedor que tenha expertise e infraestrutura adequada para atender às necessidades de sua empresa.

 

Nesse sentido, a FWC se destaca no mercado como um provedor de soluções em nuvem altamente capacitado para atender aos mais diversos tipos de empresas. São mais de 11 anos de atuação e mais de 700 clientes satisfeitos.

 

A FWC conta com uma equipe qualificada e com infraestrutura de ponta para garantir aos seus clientes alto desempenho dos serviços, segurança para seus dados, monitoramento, instalação e configuração rápida.

 

Agora que você já sabe a diferença entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem, fale com a nossos especialistas e descubra as soluções sob medida que podemos oferecer para sua empresa!

 

checklist